Aviso Importante

Estamos em processo de mudança e, por esse motivo, nossos canais telefônicos estão temporariamente fora de serviço.

Durante esse período, nosso atendimento está sendo realizado exclusivamente por:

📱 WhatsApp: +55 (11) 98818-3758
📧 E-mail: financeiro@sindifupi.org.br

Agradecemos a compreensão e estamos à disposição para atendê-los por esses canais


Continuar
Estamos em processo de mudança e, por esse motivo, nossos canais telefônicos estão temporariamente fora de serviço.
Clique aqui para ver nossos contatos temporários.
ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DA INDÚSTRIA, COMÉRCIO E SERVIÇOS PARA EXCELÊNCIA DA REPARAÇÃO AUTOMOTIVA.
“Representação pra valerâ€
+55 (11) 98818-3758

Notícias

Carros sem dono: como legalizar veículos abandonados e cheios de multas.

Com o passar do tempo os débitos facilmente superam o valor do veículo, inviabilizando aparentemente, seu resgate e a respectiva regularização para voltar a rodar.

Esses veículos "sem dono" nem documentos, cuja propriedade não é reivindicada durante determinado período, podem ser legalizados e ganhar um novo proprietário. Podendo este inclusive, transferir a documentação para seu nome, sem arcar com o pagamento de nenhuma dívida administrativa relacionada a tributos, taxas e multas de trânsito não quitadas anteriormente.

É possível reivindicar a propriedade de um veículo abandonado por meio da abertura de uma ação judicial de usucapião de bem móvel.

Existem dois tipos de usucapião:

- O primeiro é ordinário, onde é exigido que o solicitante apresente algum tipo de comprovação de que o antigo proprietário repassou o bem de boa-fé ao solicitante há pelo menos 3 anos.

- O segundo é extraordinário, dispensa a exigência de apresentar documentos, porém requer comprovação de que o carro está a cinco anos no mínimo sobre a guarda do solicitante.

Essa modalidade é a mais utilizada para o resgate e a regularização de automóveis sem nenhum documento e ou sem placa. É a mais utilizada por colecionadores de carros antigos que adquirem e restauram estes veículos recuperando e priorizando a sua originalidade.

Independente do tipo de usucapião, exige-se que a posse do bem móvel seja mansa ou pacífica, ou seja, não tenha nenhum tipo de oposição, nem comunicado ativo de roubo, furto ou mandados de busca e apreensão.

Após todo o processo, basta apresentar ao Detran a decisão judicial e solicitar a transferência de propriedade sem qualquer custo. Além disso, o novo proprietário recebe o bem sem nenhuma dívida.

Gostou compartilhe esta noticia com seus amigos.

Retornar

Rua Mossamedes, 115 sala 1 e 2 - Tatuapé
São Paulo, SP - CEP 03325-000
Geral: (11) 3791-8096 e (11) 4801-6050
Whatsapp: (11) 98818-3758
contato@abraesa.org.br