Cliente oculto aponta que seguradoras pagam valores insuficientes para perfeita reparação dos veÃculo sinistrados
Pesquisa encomendada pelo grupo Oficinas do Bem, núcleo do Projeto Empreender ACIRP/Sebrae, indica que valor médio cobrado pelas oficinas é de R$ 94,44
O Oficinas do Bem, núcleo do Projeto Empreender da Associação Comercial e Industrial de Ribeirão Preto e do Sebrae que reúne empresas de funilaria e pintura automotiva, encomendou uma pesquisa inédita para a Empresa Junior FEA-RP com o objetivo de desvendar o custo médio da mão de obra do setor em Ribeirão Preto.
Segundo o estudo, o valor médio cobrado na cidade é de R$ 94,44 por hora. Para isso, a consultoria visitou 18 das principais oficinas da cidade utilizando uma pesquisa de cliente oculto, com uma metodologia que avaliou, além do preço, qualidade do serviço e a segurança do cliente em confiar seu carro no estabelecimento.
"O consumidor tem o direito de saber os custos envolvidos na reparação de seu veÃculo, uma vez que isso impacta diretamente na qualidade dos serviços e peças", explica Angelo Coelho, que é Presidente da ABRAESA - Associação Brasileira da Indústria Comércio para Excelência da Reparação Automotiva, entidade que participa do Núcleo Oficinas do Bem. "Conhecer esses valores é uma arma do consumidor para exercer seu direito de escolher onde vai realizar a reparação de seu veÃculo, sem ser pressionado e direcionado pelas seguradoras", explica.
Com o resultado da pesquisa, foi possÃvel constatar que as seguradoras pagam metade do valor de mercado, pressionando para baixo a qualidade dos serviços. "Com tamanha diferença, não é difÃcil concluir que o consumidor tem muita chance de ter seu carro mal reparado quando envolve uma seguradora de automóvel. E isso significa que, além de alta desvalorização do bem, as seguradoras geram risco enorme para segurança das pessoas no trânsito", como foi confirmado em uma recente fiscalização realizada pelo PROCON e Ministério Público de Ribeirão Preto junto as oficinas credenciadas a pedido da entidade. Assim, é fundamental que o consumidor busque sempre sua oficina de confiança. Caso não tenha, busque saber quais são as oficinas do núcleo em Ribeirão Preto (www.oficinasdobem.com.br) , finalizou, Angelo Coelho.
Metodologia
A pesquisa inédita no Brasil foi realizada pela empresa Junior FEA-RP sob supervisão do professor doutor Paulo Miranda, em 18 das principais oficinas do mercado reparador da cidade, excluindo concessionárias de veÃculos e pequenas empresas. Duplas de consultores visitaram os estabelecimentos orçando a substituição da porta dianteira esquerda sempre de um mesmo carro, modelo HB20X 1.6 123cv Flex, cor prata e ano de 2016. No orçamento, a peça seria fornecida pelo cliente. A metodologia utilizada para contabilizar a quantidade de horas necessárias foi a mesma aplicada pela seguradoras.