Após um ano de "exaustivas" investigações pelo Congresso Nacional, chega ao fim a CPMI das Seguradoras, apelidada de CPMI dos Desmanches.
No dia 15/12/2004 foi votado e aprovado o relatório final da CPMI que, curiosamente,se deu sem a leitura do voto (relatório) em separado da Deputada Mariângela Duarte.
O Voto em Separado, de autoria da Deputada, expressa seu entendimento que o relator omitiu fatos importantÃssimos quanto aos verdadeiros culpados na conclusão do relatório.Felizmente, o relatório foi apresentado no dia 23/12/2004 ao Ministério Público Federal, com o pedido de uma análise mais aprofundada sobre as provas e depoimentos colhidos pela CPMI.
Ainda no Voto em Separado foi solicitado o indiciamento dos diretores e presidentes de algumas seguradoras, e do Relator não houve nenhum pedido de indiciamento.
O SINDIFUPI, em contribuição, está enviando ao Ministério Público do Consumidor das principais Cidades do Estado de São Paulo cópia dos relatórios da CPMI das seguradoras, em um total de 56 municÃpios.