SEGURO
DE AUTOMÓVEL PODE VARIAR EM ATÉ 400% DE UMA SEGURADORA PARA OUTRA.
Essa é
a informação divulgada em site de uma Corretora de Seguros (H&H Seguros).
Ora, se
existe uma variação tão grande de preços entre seguradoras na hora da
contratação de um seguro de automóvel da mesma marca, com as mesmas características,
exposto ao mesmo risco, porque então, quando da ocorrência do sinistro a maioria
das seguradoras obrigam o setor de reparação em todo o Brasil aceitar praticamente
o mesmo valor hora de mão obra?
A
resposta é muito simples.
Sabedora
que o setor de reparação é basicamente formado por pequenos empresários, com baixo
conhecimento empresarial e, poucos com formação acadêmica, ficou fácil para
esses agentes estabelecerem uma dominação desse mercado.
A
dominação travestida de parceria.
Para
que fosse possível o ilegal tabelamento de mão obra/hora junto ao setor de
reparação, bem como, a imposição de fornecimento das peças aos reparadores, algumas
seguradoras credenciam oficinas que se submetem trabalhar com prejuízos pelo Brasil
afora, tudo em troca de um suposto volume de serviços.
Dando à
você o que já era seu.
As
seguradoras através dessa "parceria", fazem com que muitos empresários não percebam
que a maioria desses clientes indicados pelas seguradoras são seus próprios
clientes potenciais, ou seja, entregam ao Reparador aquilo que seria dele por
um preço, obviamente, muito menor.
Matando
as galinhas dos ovos de ouro.
A fraude
dos custos rentáveis estabelecida por algumas seguradoras junto ao setor de
reparação através do credenciamento de oficinas é tão desleal, que esse agentes
levam e levaram muitos de seus "parceiros" a amargar prejuízos, levando muitos a
quebra inexorável.
Os
valores pagos às oficinas credenciadas pelas seguradoras são tão baixos , que o
Manual de como montar uma Funilaria e Pintura do SEBRAE, alerta o seguinte:
Uma evolução do mercado foi o surgimento das
parcerias das funilarias com as seguradoras de automóveis, que hoje representam
expressiva parte do mercado. Elas contratam e pagam as funilarias diretamente.
Ao levarem um maior volume de serviços para uma funilaria, negociam preços mais
baixos. Isso pode ser bom para as duas partes, mas exige atenção da funilaria
para não ficar dependente de uma ou outra seguradora. Cientes dessa dependência, as seguradoras podem pressionar por preços
excessivamente baixos que inviabilizam a funilaria.
O Mito
da Caverna/Renascimento.
Como no Mito da Caverna, muitos empresários do setor nasceram
e cresceram dentro do credenciamento de oficinas. Para muitos, esse foi e ainda
é o seu mundo. Para outros empresários que já se libertaram dessa "parceria" e saíram
dessa caverna escura, ocorreu o renascimento da empresa.
Esses empresários entenderam que como as seguradoras, eles também podem
operar com liberdade de preços. Não precisam amargar prejuízos. Não precisam se
submeter a nenhuma imposição ilegal.
Perceberam que o importante não é a quantidade de veículos que eles
armazenam e reparam em suas oficinas, mas a qualidade dos reparos que prestam aos
seus clientes com a natural rentabilidade, deixando de ser gerentes do negócio da seguradoras, não dele, e passando a ser os verdadeiros empresários dos seus negócios.