Quando
segurados e terceiros sofrem um acidente com seus automóveis são orientados a buscar
atendimento dos sinistros junto aos 0800 e Postos de Atendimento das
seguradoras.
Quando
da abertura do sinistro são orientados pelos atendentes a levar seus veículos
acidentados até uma das oficinas credenciadas da seguradora, pois essas
oficinas teriam sido previamente selecionadas e os reparos teriam garantia da
seguradora. Também informam que se os segurados optarem por utilizar uma dessas
oficinas terão descontos na franquia e a possibilidade de utilização um carro
reserva.
Nem tudo que reluz é
ouro!
Da Garantia - A suposta garantia oferecida pelas
seguradoras é uma falácia, pois as seguradoras
não entregam aos consumidores o chamado Termo de Garantia, desrespeitando o estabelecido no Código de Proteção e Defesa
do Consumidor. E como muitos reparos são feitos de forma irregular, apenas
buscando a economia para seguradora, quando ocorre uma reclamação de reparos
mal feitos, algumas seguradoras não aceitam que os consumidores levem seus
veículos até uma oficina de confiança, forçam os consumidores que retornem várias
vezes até as oficinas indicadas por eles. Caso o consumidor não concorde, que
busque sua satisfação na justiça.
Da avaliação das
oficinas credenciadas pela seguradora - A suposta avaliação realizada pela seguradora é apenas
no que diz respeito ao valor hora homem pagos pela seguradora para as oficinas,
ou seja, se oficina aceitar trabalhar com os valores muito abaixo dos
praticados pelo mercado e aceitar aplicar peças não genuínas e ainda
recondicionar o maior número de peças possíveis, não podendo se importar a
excelência da qualidade final dos reparos, ela é eleita como
referenciada/credenciada, e agindo assim, além de desrespeitar seus segurados e terceiros, obrigando pequenos
empresários reparadores em troca de um volume de serviços a fazerem reparos de
baixíssima qualidade. Ademais, ao estabelecer acordos entre concorrentes, desrespeitam o estabelecido na Lei 12.529, ao promover e influenciar adoção de conduta comercial uniforme ou
concertada entre concorrentes.
Do Desconto na
Franquia - Ao
oferecer desconto na franquia somente nas chamadas oficinas credenciadas as
seguradoras conseguem aumentar e muito sua capacidade de direcionamento,
permitindo assim uma economia no valor dos reparos as expensas dos incautos
segurados e terceiros que caem nessa conversa todos os dias. Também, agindo assim, agem de forma
discriminatória criando dificuldades ao funcionamento e
ao desenvolvimento das oficinas que não se submetem as irregularidades.
Do Carro Reserva - Da mesma forma como no desconto na
franquia, ao oferecer o carro reserva aos segurados somente nas chamadas
oficinas credenciadas, as seguradoras conseguem colocar mais uma vez um suposto
diferencial, aumentando sua capacidade de direcionamento. Também, agindo assim, agem de forma
discriminatória criando dificuldades no funcionamento
ou ao desenvolvimento das oficinas que não se submetem a essas irregularidades.
Assim, não caia na cilada do desconto
na franquia, carro reserva e garantia.
Não aceite indicação de seguradoras.
A melhor maneira de reparar o veículo
na hora de um acidente é escolher uma oficina de confiança, seja ela uma
oficina independente ou uma concessionária autorizada. Se não tiver, busque uma
indicação juntos aos seus amigos. Lembre-se, o que interessa mesmo é a
qualidade final dos reparos do seu veículo. Para tanto, é indispensável que
todas as peças danificadas sejam substituídas por peças novas e genuínas. Que
os insumos que compõe a reparação sejam de excelente qualidade. Por fim, verifique
se sua apólice já não lhe dá o direito do carro reserva.
Angelo Coelho é Bacharel em Direito e
Presidente do SINDIFUPI.
Link relacionados:
http://www.sindifupi.org.br/videosDetalhe.asp?t=42
http://www.sindifupi.org.br/videosDetalhe.asp?t=730