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A VERDADE POR TRAZ DA INDICA√á√ÉO DE OFICINAS CREDENCIADAS ATRAV√ČS DOS 0800 E DOS CENTROS DE ATENDIMENTO DAS SEGURADORAS

Quando segurados e terceiros sofrem um acidente com seus automóveis são orientados a buscar atendimento dos sinistros junto aos 0800 e Postos de Atendimento das seguradoras.

Quando da abertura do sinistro são orientados pelos atendentes a levar seus veículos acidentados até uma das oficinas credenciadas da seguradora, pois essas oficinas teriam sido previamente selecionadas e os reparos teriam garantia da seguradora. Também informam que se os segurados optarem por utilizar uma dessas oficinas terão descontos na franquia e a possibilidade de utilização um carro reserva.

Nem tudo que reluz é ouro!

Da Garantia - A suposta garantia oferecida pelas seguradoras √© uma fal√°cia, pois as seguradoras n√£o entregam aos consumidores o chamado Termo de Garantia, desrespeitando o estabelecido no C√≥digo de Prote√ß√£o e Defesa do Consumidor. E como muitos reparos s√£o feitos de forma irregular, apenas buscando a economia para seguradora, quando ocorre uma reclama√ß√£o de reparos mal feitos, algumas seguradoras n√£o aceitam que os consumidores levem seus ve√≠culos at√© uma oficina de confian√ßa, for√ßam os consumidores que retornem v√°rias vezes at√© as oficinas indicadas por eles. Caso o consumidor n√£o concorde, que busque sua satisfa√ß√£o na justi√ßa.

Da avalia√ß√£o das oficinas credenciadas pela seguradora ‚Äď A suposta avalia√ß√£o realizada pela seguradora √© apenas no que diz respeito ao valor hora homem pagos pela seguradora para as oficinas, ou seja, se oficina aceitar trabalhar com os valores muito abaixo dos praticados pelo mercado e aceitar aplicar pe√ßas n√£o genu√≠nas e ainda recondicionar o maior n√ļmero de pe√ßas poss√≠veis, n√£o podendo se importar a excel√™ncia da qualidade final dos reparos, ela √© eleita como referenciada/credenciada, e agindo assim, al√©m de desrespeitar seus segurados e terceiros, obrigando pequenos empres√°rios reparadores em troca de um volume de servi√ßos a fazerem reparos de baix√≠ssima qualidade. Ademais, ao estabelecer acordos entre concorrentes, desrespeitam o estabelecido na Lei 12.529, ao promover e influenciar  ado√ß√£o de conduta comercial uniforme ou concertada entre concorrentes.

Do Desconto na Franquia ‚Äď Ao oferecer desconto na franquia somente nas chamadas oficinas credenciadas as seguradoras conseguem aumentar e muito sua capacidade de direcionamento, permitindo assim uma economia no valor dos reparos as expensas dos incautos segurados e terceiros que caem nessa conversa todos os dias.  Tamb√©m, agindo assim, agem de forma discriminat√≥ria criando dificuldades ao funcionamento e ao desenvolvimento das oficinas que n√£o se submetem as irregularidades.

Do Carro Reserva ‚Äď Da mesma forma como no desconto na franquia, ao oferecer o carro reserva aos segurados somente nas chamadas oficinas credenciadas, as seguradoras conseguem colocar mais uma vez um suposto diferencial, aumentando sua capacidade de direcionamento.  Tamb√©m, agindo assim, agem de forma discriminat√≥ria criando dificuldades no funcionamento ou ao desenvolvimento das oficinas que n√£o se submetem a essas irregularidades.

Assim, n√£o caia na cilada do desconto na franquia, carro reserva e garantia.

Não aceite indicação de seguradoras.

A melhor maneira de reparar o ve√≠culo na hora de um acidente √© escolher uma oficina de confian√ßa, seja ela uma oficina independente ou uma concession√°ria autorizada. Se n√£o tiver, busque uma indica√ß√£o juntos aos seus amigos. Lembre-se, o que interessa mesmo √© a qualidade final dos reparos do seu ve√≠culo. Para tanto, √© indispens√°vel que todas as pe√ßas danificadas sejam substitu√≠das por pe√ßas novas e genu√≠nas. Que os insumos que comp√Ķe a repara√ß√£o sejam de excelente qualidade. Por fim, verifique se sua ap√≥lice j√° n√£o lhe d√° o direito do carro reserva.

Angelo Coelho é Bacharel em Direito e Presidente do SINDIFUPI.

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